segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Degustação Zuccardi


Foto - Gustavo Kauffman www.enoleigos.com.br
Tive a oportunidade de participar de uma degustação de vinhos da Família Zuccardi, uma das maiores e mais ativas empresas da Argentina, conduzida por ninguém menos que o próprio Jose Alberto Zuccardi, proprietário e filho do fundador desta Bodega.
Fundada em 1963, a Zuccardi e bem conhecida dos brasileiros, em especial pela linha de combate Santa Julia, mas dispõe igualmente de vinhos de classe superior, na linhas Série A e Q, que serão os vinhos abordados aqui. Além dos vinhos, o próprio Jose Alberto Zuccardi é uma atração a parte, como um defensor incansável dos vinhos Argentinos e de seu posicionamento no mercado internacional. Esta postura levou a revista alemã Meiningers Wine Bussines International, mais respeitada publicação do mundo do vinho como negócio, a indicá-lo, em sua edição de julho, como a mais influente personalidade do negócio do vinho argentino.
Numa degustação promovida pela Ravin Importadora, e que visava apresentar os distintos terroirs mendocinos onde a Zuccardi produz seus vinhos (Vista Flores, Altamira, Maipu e Santa Rosa), Jose Alberto mostrou-nos alguns de seus principais produtos:
1 - Zuccardi Serie A Chardonnay/Viognier 2009
Aromas intensos de frutas tropicais, amarelas e cítricas, além de uma marcada mineralidade, sensações agradáveis, e que se repetem na boca, com uma média/longa persistência.
3D

2 - Zuccardi Q Chardonnay 2008
Aromas mais austeros, mas bem marcados, com frutas, flores, e um bem integrado toque de baunilha e tostado da madeira. Na boa falta um pouquinho de acidez, mas nada que comprometa o agradável resultado final, de um vinho untuoso, sápido e longo.
3D+
3 - Zuccardi Seria A Bonarda 2008
Agradável, com intensos aromas de frutas negras e vermelhas, em especial cassis e cerejas, além de um discreto toque de especiarias. Em boca taninos finos e bem integrados, carecendo também de um pouco de acidez.
3D

4 - Zuccardi Serie A Malbec 2008
Frutas mais maduras, como groselhas, amoras e ameixas, com toques delicados provenientes das barricas, só sobrando um pouco de álcool. Na boca levemente duro, em função dos taninos ainda jovens. Estruturado e longo, repetindo no retrolfato os aromas de groselhas.
3D

5 - Zuccardi Q Malbec 2008
Ainda jovem, com frutas frescas, chocolate, taninos finos e abundantes, acidez velada e boa estrutura. Já está muito bom, mas tem a ganhar com alguns anos em adega.
3D - 4D

6 - Zuccardi Q Cabernet Sauvignon 2006
Mais complexo e equilibrado, com frutos vermelhos e negros maduros, especiarias, chocolate tabaco e notas animais. Na boca é fresco, suculento, com taninos finos e robustos, longo e agradável.
4D

7 - Zuccardi Q Tempranillo 2006
Para muitos, o melhor tinto da Zuccardi, um vinho elegante e macio, equilibrado e complexo, fresco, com taninos muito finos e longa persistência.
4D

Após a degustação, para nossa agradável surpresa, ainda fomos gentilmente presenteados pela Ravin com uma garrafa do Q Malbec, devidamente assinada pelo seu "autor", que ainda permaneceu a disposição para quaisquer dúvidas.
Perguntei-lhe especificamente sobre sua opinião em relação a Malbec como origem de grandes vinhos. No entendimento de Jose Alberto, a Malbec já produz grandes vinhos porém ainda carentes de um maior potencial de guarda, mas sua aposta em especial recai sobre os blends de Malbec e Cabernet Sauvignon. Vamos aguardar o julgamento dos anos, degustando e acompanhando a evolução dos vinhos de nossos vizinhos.
Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o Post "Degustações e Pontuações"
Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...