sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um Pouco Mais de Áustria...

Vinhedos de Burgenland
Já falei um pouco sobra a Áustria e seus vinhos em um post anterior (Você Conhece a Zweigelt?), e ali também comentei sobre alguns vinhos degustados a convite a The Special Wineries, importadora especializada nos vinhos daquele país. Dia destes tive a oportunidade de participar de um almoço organizado pela importadora, como parte de uma série de eventos para divulgação dos produtos austríacos realizada em várias cidades do Brasil. Esta série de eventos contou com o apoio do Departamento Comercial do Consulado Geral da Áustria, e apresentou, inclusive, vinhos de outras importadoras, reforçando o caráter institucional dos eventos.
Informações muito relevantes a respeito da cultura do vinho na Áustria podem ser encontrados no site da Austrian Wine, bem como no sita da importadora, The Special Wineries.
Contamos neste almoço com a presença da simpática Kathrin Schreiner, um das proprietárias da Sonnenmulde, uma das vinícolas apresentadas. Porém, sempre que solicitada, Kathrin mostrou-se muito solicita em esclarecer dúvidas sobre a Áustria como um todo, demonstrando a clara visão de que os demais players do mercado, sejam vinícolas, importadoras, negociantes ou o próprio governo, são antes aliados do que concorrentes. Fica a dica para nossas vinícolas...
O painel contou com 6 vinhos, alguns ainda não disponíveis no Brasil. O almoço aconteceu no Bellini Ristorante, em Campinas, com o serviço de vinhos sob responsabilidade de seu competente sommelier, Itamar. Seguem minha observações sobre os vinhos:

1 - Burgundersekt Extra Brut 2004
Curioso espumante, produzido pela Graf Hardegg, em Weinviertel, Niederösterreich, ao norte de Viena. A vinícola é biodinâmica, e conta com mais de 400 anos de tradição. Este espumante Método Clássico é produzido a partir das castas Pinot Noir e Chardonnay, e passa por um período de amadurecimendo sur lie de 36 meses. Tem boa acidez e equilíbrio, com aromas típicos de brioche e leveduras. Bom perlage e persistência, mas com as bolhas um pouquinho grandes de mais para um Método Clássico, porém nada que chegue a comprometer o resultado final.
3D+

2 - Lois Grüner Veltliner 2009
Do produtor Fred Loimer, de Kamptal, este branco biodinâmico apresenta toda a tipicidade desta casta tão ligada a vitivinivultura austríaca. Nariz fino, com boa complexidade, maças verdes, algo de especiarias em boca, ervas aromáticas, reforçado pela adequada acidez e equilíbrio.
3D+

3 - Zöbing Riesling 2009
No post anterior sobre a Áustria já havia mencionado este vinho, e esta nova degustação confirmou sua qualidade. Produzido pelo Weingut Hirsch, em Kamptal, apresenta um intenso mineral, notas de frutas brancas e amarelas, florais e cítricos. Acidez intensa e agradável, em um conjunto bem seco e elegante.
Aqui vale destacar que, enquanto na Alemanha, e na maior parte dos países, um vinho seco pode ter até 4g/l de açúcar residual, na Áustria este número cai para 2g/l, ou seja, vinho seco é seco mesmo...
4D

4 - Sonnenmulde Rosé Blaufränkish 2010
Primeiro vinho degustado da Sonnenmulde, obtido a partir de uvas plantadas em Neusiedlersee, Burgenland, segundo os princípios da biodinâmica. Agradável e fácil de beber, com típicas frutas vermelhas frescas, ótimo frescor e equilíbrio, médio corpo e média persistência. Só faltou um pouquinho de persistência aromática...
3D+

5 - Sonnenmulde Blaufränkish 2008
Agora um tinto, da mesma vinícola e da mesma casta, com fermentação em inox e estágio em barricas. Um vinho fino e elegante, com frutas negras e vermelhas, leve adstrigência e taninos maduros, macios. Acidez adequada e média persistência. Muito agradável.
4D

6 - Forticus 2005
Eis um vinho que você não espera encontrar na Áustria! Um Merlot 100%, fortificado no estilo Porto, com 3 anos de barrica. Também produzidos pela Graf Hardegg, do espumante acima, este vinho apresentou aroma muito intenso de cacau, chocolate e algo de café. Frutas em compota, como morangos e amoras. Macio e untuoso, com boa acidez e persistência. No mínimo, curioso.
3D+

Bom, espero que tenham gostado, e que, juntamente com meu post anterior, este post possa despertar em vocês o interesse de conhecer melhor os bons vinhos deste encantador país que é a Áustria.
Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o post "Degustações e Pontuações".
Grande abraço e até a próxima, com o post nº 100 deste blog!

2 comentários:

  1. Parabens pelo artigo sobre os vinhos da Austria! moro na regiao ha 7 anos e também faco curso de Sommelier da Academia de Vinhos da Austria!!!!
    Adorei!

    Leticia Nöbauer
    byroniana@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Letícia!! Espero que você esteja gostando do seu curso, bons profissionais são sempre bem vindos!!
      Abraço
      Diego

      Excluir

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...