quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rumo a Chilecito!!!

No dia seguinte, terça feira, check out e saída para o aeroporto, para pegar um voo até La Rioja, e daí seguir por mais três horas de ônibus até a cidade de Chilecito, porém, nem nós nem a Wines of Argentina poderíamos superar a indomável fúria da mãe natureza. Por conta das cinza expelidas pelo vulcão chileno Puyehue, os aeroportos da capital estavam fechados para pousos e decolagens. Como o próximo voo para La Rioja seria apenas dois dias depois, saímos dali mesmo, da porta do Aeroporto, para uma jornada de 1.300 Km em um micro-ônibus. A principio, a expectativa era de 12 horas de viagem, houve até quem falasse em 10 horas! Ledo engano, foram inacreditáveis 18 horas!! Só quem já passou por uma viagem tão longa pode compreender o quão desgastante pode ser. E a tortura ainda foi intensificada por uma peculiaridade Argentina; suas estradas são quase que em linha reta, em plena planície, e praticamente sem qualquer posto e/ou habitação a beira da estrada. Consequentemente, não importa o que você faça, dormir, ler, conversar; ao olhar para fora, a impressão é de que não saímos do lugar.

A pizza de Cosquin

Almoçamos em algum lugar depois da cidade de Rosário, uma empanada um pouco oleosa, mas com um recheio de carne e cebolas caramelizadas bem interessante, e um cheese-salada simples, mas bem gostoso, acompanhado de uma Cerveza Quilmes bem gelada... Pois é, sommelier não vive só de Foie Gras e Bordeaux Premier Cru Clasée, infelizmente... No jantar, parada em Cosquin, depois de Córdoba, para uma pizza de massa alta meio suspeita, mas aquela altura do campeonato imbatível, e mais seis horas até nossa chegada em Chilecito, às 5 da manhã de quarta. Ficamos no melhor hotel da cidade (hotel nº 2), e segundo informações, o único, onde faltou água quente e calefação eficiente, mas tudo bem, o importante era ter chego a algum lugar...

Chilecito, enfim!

Depois de algumas horas de descanso seguimos para a Cooperativa La Riojana, no centro de Chilecito. A La Riojana e responsável por mais de 70% da produção de vinhos da Província de La Rioja, e é focada basicamente em vinhos jovens e varietais. As instalações são amplas, porém bem antigas, como vocês podem ver nas fotos, mas os vinhos são mais corretos e agradáveis do que as imagens podem nos levar a supor, conforme vocês podem verificar no post “Argentina – Notas de Degustação”.

Instalações da Copperativa La Riojana

Vinho e Empanadas, Dieta Equilibrada

Dali, depois de degustar alguns vinhos a comer algumas empanadas (assadas, bem sequinhas, com destaque para a de carne), seguimos para nossa segunda visita do dia, já na saída da cidade, na Valle de La Puerta.
Aqui os vinhos já eram superiores e mais bem acabados dos que os da Riojana, com destaque para o Reserva Bonarda e o Corte Gran Reserva, porém o grande destaque fica por conta dos azeites, varietais de elevada qualidade, cuja produção pudemos acompanhar ao vivo. Uma experiência bem curiosa.

Olivais da Valle de La Puerta

Tecnologia na produção de azeites e vinhos

Então, estrada! Isso mesmo, sem almoço, mais 600Km rumo a província de San Juan, mais 7 horas, que nem pareceram tão longas assim...

No próximo post, a vinícolas de San Juan. Grande abraço e ate lá.