quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Puglia - Escanção

 

Uma Puglia, Muitas Puglias

 

Sendo a Itália um dos principais países produtores e exportadores de vinhos, é mais que natural que uvas e regiões do país da bota alcancem grande status, sendo imediatamente reconhecidos por seu estilo, qualidade e tipicidade. Também é natural que, de forma não tão distinta do que se passa em Portugal, França ou qualquer outro produtor, algumas regiões de maior influência econômica e/ou histórica acabamos por alcançar reconhecimento global, tornando-se as medidas do sucesso e fama desses países.

Bordeaux, Bourgogne, Champagne e Rhône. Douro, Vinhos Verdes, Dão e Alentejo. Toscana, Piemonte e Vêneto. Com uma ou outra variação serão, via de regra, os nomes imediatamente reconhecidos pelo consumidor quando instado a identificar alguma zona de produção destas nações.

Mas como bem sabemos, o mundo do vinho não é só isso; vai além, surpreendendo sempre, com diversidade acompanhada de qualidade. Jura, Madiran, Trás-os-Montes, Távora Varosa, Alto Ádige, Campânia. Alguns entre tantos nomes, de regiões produzindo vinhos tão ou mais encantadores que os de zonas de maior renome.

Hoje queremos olhar para uma destas zonas, lá onde a Itália de certa forma “termina”, no encontro da terra e do mar, unidos pelo sol cálido e sempre presente. Vamos hoje visitar a Puglia.

Uma das regiões de maior produção no país, por muito tempo a Puglia passou desapercebida aos olhos do mercado. Região de temperaturas elevadas, clima seco e relevo relativamente pouco acidentado, sempre foi uma zona vocacionada a produção agrícola, com a videira e a oliveira ocupando parcela importante da paisagem. A produção de vinhos, ainda que sempre tenha tido suas especialidades locais, mira sobretudo os tintos do dia a dia, maduros e macios, baseados em castas como a Negroamaro e a Primitivo.

Aliás, é justamente a Primitivo que trouxe a atenção internacional no início da década de 1990, quando pesquisadores da Califórnia identificaram que a Zinfandel, até então vista como casta autóctone americana, era na realidade a mesma Primitivo da Puglia. Poucos anos depois sua origem foi rastreada ainda mais longe, na Croácia, mas nesse momento a Primitivo já havia captado a atenção do mundo do vinho.

Hoje a Primitivo segue a principal referência da região para o mundo, ainda que a Negroamaro seja vista como uma casta local de tanta ou mais importância. Também tem recebido atenção as castas locais Bombino Nero, Nero di Troia e Susumaniello.

Mas embora a visão que se tenha da região como um todo seja fundamentalmente baseada no duo Primitivo/Negroamaro, essa é só uma parte da história. De fato, quando vamos às províncias de Salento e Taranto, como solos argilo arenosos e marcada influência marítima, encontraremos o terroir ideal para o cultivo destas castas. Obtém-se aqui bons níveis de maturação com manutenção da justa acidez para entregar tintos suculentos e frutados, macios e sedutores. Das áreas mais próximas a costa, além dos tintos tem também despontado deliciosos rosados, baseados principalmente na Negroamaro, além de alguns bons resultados com castas internacionais, como a Chardonnay. Um pouco mais no interior, nos arredores da cidade de Manduria, encontraremos a popular DOC Primitivo di Manduria, dentro da qual encontra-se a DOCG Primitivo di Manduria Dolce Naturale. Aqui os solos argilosos ricos em ferro, de coloração vermelha, similares a Terra Rossa encontrada em Coonawarra, na Austrália, permitem elevados níveis de maturação para essa casta de habitual maturação heterogênea, entregando vinhos maduros, encorpados e vez por outra com algum açúcar residual, por vezes no justo ponto de equilíbrio, por vezes não, mas sempre de inegável apelo comercial em mercados internacionais.

Mas seguindo rumo norte, além da cidade de Bari e em direção ao interior, vamos encontrar uma realidade vitivinícola ligeiramente distinta. Aqui, ainda que em solo Pugliese vislumbra-se a silhueta do monte Vulture, importante vulcão que define paisagem e solo na vizinha Basilicata, mas também na zona de Castel del Monte. Aqui os solos vulcânicos e o clima de maior influência continental farão brilhar uma casta menos comum, mas de igual tradição, a Aglianico, sem sombra de dúvida a grande casta tinta do Sul da Itália, origem de vinhos de rara complexidade, elegância e longevidade.

Mais do que conhecer as principais regiões produtoras, cabe também aos Sommelier conhecer e compreender aquelas muitas vezes colocadas em segundo plano. Mais do que conhecer e compreender estas regiões, cabe também ao Sommelier explorar e compreender suas sutilezas e sua variedade. O mundo do vinho é grande e justo aí está seu maior encanto, Na Puglia e nas várias “Puglias” ali contidas, como em toda importante região produtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...