segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reminiscências Enológicas: Degustação - Sta. Helena Seleccíon del Directório Cabernet Sauvignon 2007


Dia destes tive a oportunidade de degustar novamente o vinho chileno em questão, e, ao revirar meus alfarrábios, deparei-me com minhas notas de degustação, no já distante ano de 2005, da safra 2002 deste mesmo vinho.

Primeiramente, algumas palavras sobre a vinícola. Para todos nós, iniciados no mundo do vinho, já está bem marcada a imagem negativa da linha de entrada desta vinícola, com a malfadada alcunha de "Reservado", o que na prática não quer dizer nada para a legislação vinícola chilena; porém, á partir desta linha Selección del Directório (equivalente a um Gran Reserva), a Santa Helena apresenta vinhos de boa qualidade e relação preço/prazer.

Mas, vamos aos vinhos em questão. Em 2005, quando eu ainda iniciava meus passos no mundo do vinho, confesso que o Santa Helena 2002 em questão foi uma pequena revelação; tratava-se, então, do primeiro vinho tinto um pouco mais complexo que meus modestos rendimentos me permitiam provar no aconchego do lar, e, numa época em que eu ainda não tinha uma técnica de degustação das mais apuradas, e nem tampouco a "litragem" que eu tenho hoje, me chamou a atenção, de modo especial, evidentes notas de torrefação, provenientes da passagem por barricas, frutas em compota, e um aroma bem marcado de café, após alguns minutos na taça, o que muito me agradou, afinal, para todo iniciante é sempre um prazer especial quando conseguimos distinguir com clareza algum aroma no vinho.

Já nesta nova prova, agora da safra 2007 do mesmo vinho, além da coloração rubi com reflexos violáceos, denotando juventude, percebi um nariz com mais fruta, fores, um discreto vegetal, talvez de uvas não tão maduras, e um tostado muito leve, bem distante daquele café intenso de outrora. Na boca, tratava-se de um vinho correto, com o álcool aparecendo discretamente, médio corpo e média duração, com um retrogosto evocando um leve toque de compota.

Não tenho como classificar o vinho que provei em 2005, mas esta safra 2007 recebe em minha classificação a nota 3D.

A impressão que ficou é que a vinícola mudou seu estilo, passando de vinhos com mais madeira para vinhos mais frutados e acessíveis, porém mais ligeiros e menos marcantes. Um vinho mais adequado para o dia a dia, mas que dificilmente marcará outro neófito como aquela garrafa da safra 2002 me marcou.

Obviamente, tenho também consciência de que meus critérios mudaram, meu gosto e técnica se aperfeiçoaram, consequentemente, aquele mesmo Santa Helena 2002 talvez não me impressionasse de forma tão positiva hoje, porém, com o passar dos anos, o que ficou foi a agradável lembrança daquele vinho deliciosamente encorpado e tostado que tanto me chamou a atenção.

Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Em Tempo, amanhã estou de partida para o Chile, onde acompanharei as finais do Concurso Melhor Sommelier do Mundo, visando sempre um maior aprofundamento e aperfeiçoamento profissional, e, se a TAM ajudar, retorno sexta feira ao Brasil. Portanto, até lá devo deixar o blog sem atualizações, mas garanto que no meu retorno terei muitas novidades e notícias para partilhar aqui com vocês.

Grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...