sábado, 27 de março de 2010

Degustação - Blackwell Shiraz 2002


Começo confessando que não sou grande fã do hoje consagrado estilo dos vinhos australianos, encorpados, pesadões, alcoólicos, ou, como dizem por aí, "parkerizados", mas felizmente, são muitos os produtores hoje em dia que produzem exemplares mais elegantes e equilibrados, como é o caso aqui.

A St. Hallett, produtora deste vinho, fica no Barossa Valley, berço da industria vinícola australiana, e origem de grandes ícones como o Penfolds Grange. Para muitos, é o terroir onde a Shiraz, nome que os australianos deram a francesa Syrah, obtém sua máxima expressão. Particularmente, acredito que Hermitage, no Rhône, seja a casa da Syrah por excelência, mas é impossível negar a grande qualidade dos vinhos do Barossa.

Este Blackwell, em especial, apresentou coloração rubi profunda, muito intensa, ainda com reflexos violáceos e quase nenhum halo aquoso, denotando, portanto, grande juventude para um vinho que já tem 8 anos. No nariz, uma gostosa combinação de frutas negras maduras, como mirtylos e cassis, especiarias, um toque vegetal e notas tostadas. Na boca, bela acidez, macio, com um meio de boca suculento, e um retrogosto longo, frutado e agradável.

Dentro de minha escala de avaliação, classifico este vinho como 4D.

Dúvidas sobre meus sistema de avaliação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Abraço e ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...