quarta-feira, 3 de março de 2010

Degustação - Mouchão Tonel 3-4 2005


Este é o terceiro vinho da Herdade do Mouchão que avalio neste blog, e o terceiro que fica muito bem posicionado em minha avaliação.

O Mouchão Tonel 3-4 foi criado recentemente, resultado da observação, por parte do chefe de adega da Mouchão, de que os vinhos envelhecidos nos tonéis 3 e 4 sempre apresentavam qualidade superior aos demais. Deste modo, nas melhores safras, o vinho dos tonéis 3 e 4 é engarrafado a parte, após um estágio de 24 meses nestes toneis. Aqui uma curiosidade, os tonéis em questão são feitos de carvalho português, macacauba e mogno.

O 2005 em especial apresentou uma coloração rubi muito intensa, quase sem nenhum halo aquoso, mostrando o quanto este vinho ainda está jovem. No nariz muita complexidade, com notas de frutos negros em compota, baunilha, torrefação e ervas terrosas, como tomilho e orégano. Na boca, uma bela acidez, sem nenhum sinal de amargor ou álcool sobrando. Um vinho profundo, carnudo, muito equilibrado, e muito, muito longo.

Em minha avaliação, classifico este vinho como 5D, mas estou certo, que os devidos anos em garrafa o transformarão em um 6D.

Dúvidas sobre meus sistema de avaliação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...