sábado, 6 de março de 2010

Degustação - Sassicaia 2006


Felizmente, tive a oportunidade de degustar este grande vinho esta semana. Poucos nomes da moderna vitivinicultura italiana são tão icônicos como Sassicaia.

Precursor dos, hoje comuns, super toscanos, vinhos produzidos com castas e métodos não tradicionais, e na época sequer permitidos, na região italiana da Toscana, o Sassicaia surgiu ainda nos anos 60, como um vinho experimental, feito com 85% de Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc.

No início engarrafado apenas como Vino di Tavola, o Sassicaia mostrou todo o grande potencial do terroir toscano para o cultivo de castas francesas, e hoje detém sua própria denominação de origem (Sassicaia Bolgheri DOC), assim como outros ícones do mundo do vinho, como Romanée-Conti e Clos de la Coulée de Serrant.

Importado pela Ravin, jovem importadora que também assumiu outros nomes conhecidos, como Família Zuccardi e Quinta de la Rosa, este 2006 foi a safra recente mais premiada pela imprensa internacional, e, apesar de minhas sérias restrições aos sistemas de pontuação mais em voga hoje em dia, ao ser degustado faz jus às altas notas recebidas.

O vinho apresenta coloração rubi profunda, muito intensa, com reflexos violáceos, ainda denotando juventude. No nariz, intenso e fragrante, complexo, com notas de cedro e caixa de charuto, frutas negras e vermelhas bem maduras, ervas e especiarias. Na boca um vinho com grande acidez e estrutura, demonstrando seu potencial de envelhecimento. Não se percebe nenhum amargor nem tampouco álcool em excesso, um vinho elegante e equilibrando, muito longo. Um vinho que já está fantástico, mas que, com certeza, no tempo certo, será ainda melhor.

Da mesma forma que na última degustação, classifico este vinho como 5D, mas na certeza e confiança que os anos de garrafa farão dele um 6D.

Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Grande Abraço e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Diego, também tive o prazer de tomar esse grande vinho na safra 1996, e fiz uma postagem que está na pag.09 do meu site (18/10/09) se puder dê uma olhada.

    Um abraço.

    Eugênio Oliveira
    www.decantandoavida.com

    ResponderExcluir
  2. Tomei, recentemente, um Sassicaia 2003 no Le Pre Catelan, no Rio. Simplesmente soberbo. Ainda um pouco jovem, mas com taninos maduros e muita classe e complexidade.

    É claro que levei o vinho de casa, porque se já é caro na importadora, imagina no restaurante. A propósito, comprei esta garrafa nos EUA por USD 160 há uns 2 - 3 anos, enquanto que aqui é vendido por R$ 1.000. As ultimas safras (2006 e 2007) estão custando USD 220, ou seja R$350.

    Estamos há anos luz!! Enquanto não chegamos lá, continuo trazendo grandes vinhos dos EUA (www.specsonline.com)

    Abs

    Leonardo

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...