sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cerveja e Tiramissu!?!?!?


Hoje vamos variar um pouco, o assunto é cerveja. O tema, assim como o vinho, é amplo, e cheio de detalhes e nuances. Talvez muitos dos conceitos que vou abordar aqui demandem algumas explicações técnicas, mas como meu objetivo não é fazer deste blog uma manual ou algo parecido, vou tratar de uma situação e uma cerveja em especial, a parte técnica abordo em outro post ou quando eu for publicar meu livro....

Antes de mais nada, ao contrário do que muitos pensam, inclusive muitos de meus colegas de profissão, a cerveja está sim inserida no escopo do trabalho do sommelier, que é o responsável por TODAS as bebidas de um restaurante. Cito como exemplo o último Concurso Brasileiro de Sommeliers, do qual participei, e que trazia em sua parte teórica uma questão que envolvia a harmonização de um menu completo com cervejas. Há, sim, o profissional especializado em cervejas, o bier-sommelier, como minha cara Kathia Zanatta, do Grupo Schincariol, porém, o sommelier especialista em vinhos, caso da maioria de nós, necessita possuir sólidos conhecimentos sobre cerveja.

A cerveja disputa com o vinho o título de bebida alcoólica mais antiga da humanidade, e, assim como o vinho, esta intrinsecamente envolvida na história e cultura de vários povos; logo, assim como o vinho, a cerveja também tem uma imensa variedade de estilos, sabores, produtores, técnicas de elaboração e etc. Em função disso, são igualmente imensas as possibilidades de harmonização de cerveja e pratos.

Dia destes, em visita ao meu amigo Tiago Locatelli, sommelier dos mais competentes e responsável pela Carta de Vinhos da Varanda Grill, em São Paulo, após uma bela refeição acompanhada do sempre confiável Q Tempranillo, da Zuccardi, já decidido a provar o tiramissu do Varanda, pedi ao Tiago que sugerisse o vinho para acompanhar. Após certificar-se de nossa total confiança em sua escolha, eis que ele retorna com uma cerveja.

Pode causar estranheza num primeiro momento a idéia de servir uma cerveja com a sobremesa, mas acreditem, com as escolhas certas funciona muito bem. (Experimente Baden Stout ou Colorado Demoiselle com sobremesas de chocolate amargo...) A cerveja em questão era uma austríaca, a Eggenberg Samichlaus Classic, importada pela Bier und Wein, de São Paulo. Conforme o Tiago nos explicou, esta cerveja é safrada, e preparada apenas uma vez ao ano, em 6/dez, dia de São Nicolau (ou Samichlaus em alemão), nosso popular Papai Noel. Trata-se de uma Lager, cerveja de baixa fermentação, encorpada, saborosa, com um discreto toque adocicado, e impressionantes 14° alcoólicos.

Com sua característica untuosidade, e seus delicados aromas evocando malte, café, tabaco e passas, esta cerveja fez um belo casamento com a sobremesa, acompanhando sua estrutura e cremosidade, e repetindo algumas de suas notas aromáticas.

Uma agradável descoberta, que coroou uma bela refeição. Descubra novos sabores você também! Experimente novas cervejas com novos pratos. Você pode se surpreender.

Grande abraço e até a próxima.

7 comentários:

  1. Oba, mais uma harmonização bacana. Duas semanas atrás eu estava procurando harmonizações de doces com cerveja especial no Twitter. http://twitter.com/bierboxx/status/9494331474

    :-)

    Vou incluir esta hoje!

    ResponderExcluir
  2. Olá Celso. Obrigado pela colaboração. Bem legal a página no Twitter. Vou lhar com mais atenção.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DIEGO,

    GOSTARIA DE PODER CONVERSARMOS MAIS A RSPEITO POR E-MAIL. TRABALHO EM UMA AGENCIA DE EVENTOS DE GRANDES MARCAS E PRECISO DE 02 SOMMELIER QUE ENTENDÃO BEM DE ARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS POIS TENHO UM EVENTO EM CAMPOS DO JORDÃO PARA A TEMPORADA DE INVERNO.

    GRATO E NO AGUARDO

    RODRIGO ROSA

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, podemos conversar sim, vc só esqueceu de deixar seu e-mail para contato...
    Abraço
    Diego

    ResponderExcluir
  5. Olá Diego,

    Fico extremamente feliz com suas perfeitas palavras sobre a cerveja.

    Como Sommelier de cervejas, sei que infelizmente a cerveja foi amplamente popularizada e discriminalizada por ter se tornado leve e sem características originais.

    Mas a cerveja, assim como o vinho, é muito antiga e cheia de particularidades.

    Parabéns, convido-o a conhecer meu trabalho com cervejas no site www.obiercevando.com.br e fico a disposição para quem sabe conversarmos e degustarmos bons exemplares de cerveja e vinho juntos.

    Atenciosamente

    Paulo R. Bettiol
    Beer Sommelier
    www.obiercevando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sommelier, segundo o dicionário francês Petit Robert, é o profissional que cuida do serviço de vinho e licores de um restaurante. Não cuida de todas as bebidas. Sommelier aplicado para cerveja é um erro, uma generalização, tão comum nos dias de hoje. Popularizou e vai ficar, mas não é correto.
    Abs,

    Fernando César

    ResponderExcluir
  7. Caro Fernando
    Concordo que a questão é polêmica, no entanto, não é recente. O livro "Aide-Mémoire du Sommelier", de Conrad Tuor, utilizado na Ecóle de Hautes Étude en Hôtellerie de Lausanne, Suíça, já em 1970 abordava, dentro do escopo do serviço do Sommelier, todas as bebidas.
    A própria Association de la Sommelleie Internationale, maior e mais importante instituição internacional ligada a nossa profissão, abraça esta definição mais ampla, como pode ser verificado no livro "Sommelier, Profissão do Futuro" publicado no Brasil pelo Senac Rio, bem como nas provas dos concursos para escolha do melhor Sommelier do Mundo, que trazem questões sobre cervejas, destilados, águas, chás, cafés e etc.
    E mesmo instituições não ligadas a ASI, como a Associação Italiana, pela qual sou formado, incluem no escopo das funções do Sommelier o espectro mais amplo de todas as bebidas servidas na restauração.
    Agradeço a colaboração.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...