quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Degustação - Elegance de Lesparre


Eis um vinho diferente... Num universo onde, cada vez mais, os produtores buscam transformar as castas em marcas, de modo que o consumidor saiba de antemão o que esperar de um determinado vinho, este branco produzido por Michel Gonet, na região de Entre-Deux-Mer, e importado pela Vitis Vinífera, vem para fugir do lugar comum.

Em primeiro lugar, o vinho é um singelo Vin de Table; a mais simples classificação para um vinho francês. Logo, o vinho não é safrado (embora o importador informe que se trata de um 2004), nem tampouco traz a região de produção no rótulo.

Além disso, o vinho e produzido dentro das mais antigas tradições da região, fermentado e envelhecido em madeira, e passando por toda a fermentação maloláctica. Em função disso, embora trate-se de um Sauvignon Blanc 100%, não encontraremos neste vinho nada daquilo que se espera de um Sauvignon Blanc.

Começando pela bela coloração amarela, com reflexos dourados, só um pouco mais claro que um vinho de sobremesa, porém menos untuoso, com poucas lágrimas, resultado dos apenas 12,5° alcoólicos.

No nariz o vinho evoca frutas como pessêgos, abacaxis e damascos bem maduros, baunilha, notas lácteas, um leve tom oxidado, abrindo após alguns minutos para notas bem claras e agradáveis de amêndoas amargas.

Na boca é um vinho de baixa acidez (até um pouco chato), mas untuoso e saboroso. Apesar do pouco corpo tem uma longa e agradável persistência.

Vale pelo inusitado, mas é, também, um bom vinho. Em minha escala de pontuação classifico este vinho como 3D.

Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o Post "Degustações e Pontuações"

Abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...