domingo, 7 de fevereiro de 2010

Degustação - Herú 2007


Ok, sei que já é a terceira degustação seguida, mas prometo que no próximo post abordo um assunto novo.
Agora vamos ao nosso vinho de hoje. O Herú é produzido pela Viña Ventisquero no Valle de Casablanca, região chilena reconhecida pela qualidade de seus brancos e tintos à base de Pinot Noir, qualidade esta que se deve principalmente ao clima mais frio da região, que se localiza bem próxima ao Oceano Pacífico.
A Ventisquero em especial é uma vinícola relativamente jovem (foi fundada em 1998), e extremamente preocupada com a qualidade de seus produtos. Nestes 12 anos de existência a Ventisquero tem feito um trabalho meticuloso de pesquisa de terroirs, buscando as melhores áreas para a produção de cada casta, e foi este trabalho que levou ao surgimento deste vinho. O Herú é produzido de uma parcela específica do mesmo vinhedo do qual a Ventisquero produz seu Pinot Noir Gran Reserva, o Queulat, mas ao longo dos anos foi observado que aquela parcela específica do vinhedo produzia um vinho de qualidade superior, até chegar um ponto em que a qualidade era tão visivelmente superior, que não era mais possível adicionar aquele vinho ao Queulat, era preciso engarrafá-lo como um outro rótulo.
Daí o Herú 2007 que ora degustamos: O vinho tem uma atraente coloração rubi, de média/baixa intensidade, bem típica de Pinots jovens. No nariz apresenta frutas vermelhas maduras, delicadamente entremeadas com especiarias, um perceptível toque mineral, e um agradável aporte de baunilha das barricas. Na boca ele é fresco, desdobrando-se em camadas de sabores e texturas, cremoso e sedoso. Muito equilibrado, não deixando transparecer em nenhum momento seus 14° de álcool.
Ainda jovem, o Herú já demonstra grande complexidade, que acredito eu, deva aumentar com mais 3 ou 4 anos de garrafa. Um vinho que vai muito bem com carnes delicadas, como o vitelo, ou apenas com bons amigos.
Dentro de minha escala de avaliação dou a este vinho a classificação 5D.
Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o Post "Degustações e Pontuações".

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog primo. Fiquei sabendo pelo Daniel e Davi da tua nova aventura.
    Como disse antes... parabéns, e boa sorte!
    Já que você mesmo disse, gostaria de ler alguma coisa a respeito de outras áreas menos conhecidas ou mediáticas da tua profissão, em especial sobre charutos, chás ou águas, produtos que sinceramente eu nem imaginava faziam parte do dia a dia de um sommelier.

    Espero impaciente novos posts.

    Abraços,

    Dalber

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela força Dalber. Fique atento aos próximos posts, pois logo abordarei outros temas.
    Abraço

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...