segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Degustação - Mouchão 1990


Falei aqui há alguns dias do fantástico Mouchão 1979 que provei recentemente. Pois bem, esta outra safra veio para corroborar minhas impressões sobre este vinho.

Não é segredo para ninguém que poucos são os vinhos com tão grande potencial de guarda como este Mouchão, mas menos ainda são os vinhos com este potencial de guarda que custam menos de R$ 200,00 no catálogo das importadoras, como a safra atual do Mouchão (2003), no catálogo da Adega Alentejana. Enquanto o 1979 estava, na minha opinião, chegando ao ápice, este Mouchão 1990 ainda tem mais longos anos de vida pela frente...

Sua coloração já demonstra alguma evolução, com notas grená e reflexo atijolado, porém o vinho estava absolutamente límpido e brilhante.

No nariz, agradáveis notas balsâmicas, entremeadas por frutas em compota, defumado, alcaçuz e especiarias.

Na boca, um vinho seco, com uma acidez fenomenal, denso, quase licoroso, com taninos presentes, porém muito finos, e um final longo, muito longo.

É a segunda safra madura deste vinho que degusto, e a segunda a receber a classificação 6D.

Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Abraço e até a próxima.

2 comentários:

  1. Diego um amigo acaba de chegar de portugal com uma garrafa desta. Ele disse que lá na Garrafeira Nacional você fica doido com tanta safra antiga !
    Olha estou te seguindo no twitter ok !

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, sem ter ido a Garrafeira Nacional eu já fico maluco, pois sei a quantidade e variedade de grandes vinhos que eles possuem.
    Agradeço o interesse em acompanhar tanto o blog como meu twitter.
    Abraço

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...