quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Degustação - Magrez-Aruga Koshu 2007


Como eu havia prometido, um vinho japonês. Num primeiro momento, pode causar alguma estranheza a idéia de que o Japão possa produzir bons vinhos, e realmente, o clima na maior parte do país não é adequado, logo, um vinho como este importado pela Grand Cru, acima de R$ 300,00 causa, no mínimo, grande curiosidade. Embora uvas viníferas sejam produzidas no Japão desde o século VIII, apenas recentemente uma industria vinícola preocupada com a qualidade em detrimento da quantidade começou a se desenvolver.

Como qualquer grande país produtor, o Japão tem algumas grandes empresas e pequenas vinícolas familiares, estas responsáveis pelos melhores resultados em termos de qualidade. E alguns dos melhores resultados são obtidos com a casta Koshu, símbolo da vitivinicultura nipônica, e que foi trazida ao Japão pela rota da seda há mais de 1200 anos.

Esta casta, bem adaptada ao terroir do Vale Kofú, em Yamanashi, nas encostas do Monte Fuji, despertou a atenção do produtor bordalês Bernard Magrez, que em associação com a Katsunuma-Jozo (Adega Aruga), selecionou cuidadosamente um pequeno vinhedo de 0,5 hectare, de nome Isehara, para a produção de não mais que 2000 garrafas por ano deste vinho, por meio de plantações em alta densidade e rendimentos controlados, obtendo assim a máxima expressão da casta neste terroir.

O vinho apresenta um bela coloração verdeal, com reflexos palha, bela limpidez e brilho, denotando sua juventude. No nariz, uma profusão de flores e frutos brancos e cítricos, intensos e marcantes. Na boca a maior surpresa; o vinho é seco, vivo e delicioso, com uma acidez exuberante, lembrando muito os bons Rieslings do Reinghau. Um grande branco, por certo ainda com muitos anos adiante.

Fica a impressão final de que trata-se de um vinho que realmente vale o que custa, obviamente considerando as peculiaridades tarifárias de nossa pátria, e em minha escala de avaliação, recebe a classificação 5D.

Dúvidas sobre meu sistema de pontuação? Leia o post "Degustações e Pontuações".

Grande abraço a até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar o seu contato para eventuais respostas, ok?

Postagem em destaque

Enoturismo em Mendoza

Como parte de nossa nova parceria com a LATAM Travel Shopping Frei Caneca , teremos no mês de Novembro/2016 um imperdível tour por alguma...